Editores: Prof. Douglas Sathler e Prof. Lucas Mello

A Revista Espinhaço (ISSN: 2317-0611) é editada pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), localizada em Diamantina, Minas Gerais, Brasil. Publicada semestralmente, a revista foi lançada na segunda metade de 2012 e está aberta para o recebimento de artigos científicos originais e inéditos, resenhas de livros e entrevistas. A Revista Espinhaço aceita contribuições de caráter interdisciplinar que articulam os temas sociedade, espaço e ambiente.

INDEXADORES/DIRETÓRIOS/BASES DE DADOS:  DOAJ, Latindex, OAJI, Diadorim, Eletronic Journals Library, Worldcat, Miar, Sumarios.org, ZDB, I2OR, Journal Factor, Sindex, Erihplus, ISI, Periódicos de Minas.

OBJETIVO: Estimular a produção de conhecimento geográfico interdisciplinar. 

PERIODICIDADE: Semestral 

COBERTURA TEMÁTICA: Geografia e áreas afins.

PÚBLICO ALVO: Comunidade científica interessada em estudos geográficos.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE: Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

POLÍTICA DE CUSTOS: Esta revista é financiada exclusivamente por recursos públicos, não havendo nenhum tipo de custo para autores. Também, não existem custos para a submissão de manuscritos para a Revista Espinhaço.

POLÍTICA DE COPYRIGHT: Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

LICENÇA: Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES: Os textos encaminhados para a Revista Espinhaço terão a avaliação cega por dois profissionais colaboradores (double blind peer review). Em caso de discordância, o texto poderá ser encaminhado a um terceiro avaliador. A Revista Espinhaço tem o dever de garantir o anonimato de todo o processo.

Os artigos devem ser originais e inéditos. Não serão aceito artigos que tenham sido encaminhados para avaliação em outros periódicos. O processo avaliativo conta com a participação de avaliadores externos.

No processo de seleção, consideram-se três situações: texto aprovado para publicação, texto reencaminhado ao autor para modificações ou texto recusado. Os textos modificados pelos autores serão encaminhados aos mesmos pareceristas que avaliaram a primeira versão. O tempo padrão para avaliação dos textos será de 90 dias, a partir da data do recebimento.

DECLARAÇÃO DE MALPRÁTICA DE ÉTICA E PUBLICAÇÃO: Nossa declaração é baseada no Código de Conduta e nas Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revista (Committee on Publication Ethics, 2011). Os manuscritos submetidos à Revista Espinhaço são submetidos a uma verificação minuciosa da originalidade no software de detecção de páginas antes de serem alvo de revisão pelos pares.

Responsabilidade do editor: o editor é responsável pela seleção de trabalhos que serão publicados na Revista Espinhaço, considerando sua importância e originalidade, independentemente do gênero do autor, orientação sexual, raça, crença religiosa, cidadania, origem étnica ou filosofia política. . O editor não deve fornecer qualquer informação sobre artigos enviados para qualquer pessoa que não seja os revisores e o conselho editorial. O conteúdo não detalhado não deve ser usado pelo editor para qualquer proposição com o consentimento do autor. Qualquer manuscrito recebido pela Revista Espinhaço deve ser tratado como documento confidencial.

Responsabilidade dos revisores: os revisores devem objetivamente contribuir para decisões editoriais, mantendo a conficialidade. Os revisores devem identificar os casos em que qualquer trabalho publicado referido no manuscrito não é apropriadamente citado nas referências. Os revisores notificarão o editor de qualquer similaridade importante entre o documento e qualquer outro manuscrito publicado. Os revisores não devem trabalhar em manuscritos nos quais eles têm conflitos de interesse (competitivo, colaborativo ou outros relacionamentos ou conexões com os autores).

Responsabilidade do autor: declarações fraudulentas são inaceitáveis. Os autores citam apropriadamente ou citam o trabalho dos outros. Revista Espinhaço aceita apenas manuscritos originais. Os trabalhos que descrevem a mesma pesquisa (já publicados por outro jornal) não serão aceitos pela Revista Espinhaço. A autoria deve ser limitada às pessoas que trabalharam significativamente no trabalho (concepção, design ou execução).

Referência: Comitê sobre Ética em Publicações (COPE). (2011, 7 de março). Diretrizes de Código de Conduta e Melhores Práticas para Editores de Revista. Retirado de http://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_Mar11.pdf