Editores: Prof. Douglas Sathler e Prof. Lucas Mello

A Revista Espinhaço (ISSN: 2317-0611) é editada pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), localizada em Diamantina, Minas Gerais, Brasil. Publicada semestralmente, a revista foi lançada na segunda metade de 2012 e está aberta para o recebimento de artigos científicos originais e inéditos, resenhas de livros e entrevistas. A Revista Espinhaço aceita contribuições na área de Geografia e áreas afins.

INDEXADORES/DIRETÓRIOS/BASES DE DADOS:  Latindex, OAJI, Diadorim, Eletronic Journals Library, Worldcat, Miar, Sumarios.org, ZDB, I2OR, Journal Factor, Sindex, Erihplus, ISI.

OBJETIVO: Estimular a produção de conhecimento geográfico interdisciplinar. 

PERIODICIDADE: Semestral 

COBERTURA TEMÁTICA: Geografia e áreas afins.

PÚBLICO ALVO: Comunidade científica interessada em estudos geográficos.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE: Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

POLÍTICA DE CUSTOS: Esta revista é financiada exclusivamente por recursos públicos, não havendo nenhum tipo de custo para autores. Também, não existem custos para a submissão de manuscritos para a Revista Espinhaço.

POLÍTICA ANTI-PLÁGIO: Os manuscritos submetidos à Revista Espinhaço passam por minunciosa verificação quanto à originalidade em softwares de detecção de págio antes que sejam direcionados para a avaliação pelos pares.

POLÍTICA DE COPYRIGHT: Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

LICENÇA: Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES: Os textos encaminhados para a Revista Espinhaço terão a avaliação cega por dois profissionais colaboradores (double blind peer review). Em caso de discordância, o texto poderá ser encaminhado a um terceiro avaliador. A Revista Espinhaço tem o dever de garantir o anonimato de todo o processo.

Os artigos devem ser originais e inéditos. Não serão aceito artigos que tenham sido encaminhados para avaliação em outros periódicos. O processo avaliativo conta com a participação de avaliadores externos.

No processo de seleção, consideram-se três situações: texto aprovado para publicação, texto reencaminhado ao autor para modificações ou texto recusado. Os textos modificados pelos autores serão encaminhados aos mesmos pareceristas que avaliaram a primeira versão. O tempo padrão para avaliação dos textos será de 90 dias, a partir da data do recebimento.