O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Os artigos científicos devem ter, no máximo, 14 páginas (tamanho A4), digitados em formato Microsoft Word, com espaçamento simples, fonte Times New Roman tamanho 12 e com espaçamento entre parágrafos.

Para as outras modalidades, as normas são as mesmas, com exceção da extensão máxima dos textos, que se define da seguinte forma: 8 páginas para entrevistas e 04 páginas resenhas de livros. Nesse total de páginas, devem ser computadas tabelas, figuras e referências ou bibliografia.

Todos os textos devem ser enviados em versão digital, acompanhados de uma folha em arquivo separado que conste: nome(s) do(s) autor(es), filiação acadêmica, data de elaboração do artigo e endereço para correspondência (postal e eletrônico).

Os artigos científicos devem ter obrigatoriamente um resumo de, no mínimo, 100 palavras e, no máximo, 150 palavras, em português e inglês. A critério do autor, poderá ser enviado um terceiro resumo em francês, espanhol ou alemão. O título e as palavras-chave (máximo 5) também deverão ser traduzidas para a língua inglesa e, se for o caso, para a outra língua estrangeira em que o resumo for apresentado. Embora não seja obrigatório, é desejável que os textos completos também sejam encaminhados em português e em inglês.

Serão aceitos textos, encaminhados por autores não lusófonos, mas escritos em inglês ou espanhol.

As referências a autores, nos textos a serem publicados na revista, deverão ser feitas no corpo do texto, indicando-se o sobrenome em caixa alta ou caixa alta e baixa, segundo os casos, seguido do ano de publicação da obra. Exemplo: (Silva 2007), Silva (2007). Havendo mais de uma obra com o mesmo sobrenome, publicada no mesmo ano, deverão ser acrescentadas as letras do alfabeto em minúsculo, após o ano da publicação, por ordem de citação nas referências apresentadas ao final do texto. Exemplo: (Silva 2007a), (Silva 2007b), (Silva 2007c).

As citações literais de trechos de textos de outros autores, se tiverem até três linhas, devem manter-se no corpo do texto entre aspas e, se tiverem mais de três linhas, deverão ser destacadas com recuo de 4 cm, em fonte Times New Roman 11, sem aspas.

Expressões ou trechos de seu texto, aos quais o autor queira dar destaque, devem vir em itálico, que deverá ser aplicado, também, às expressões mantidas em língua estrangeira. Exemplo: tout court, e-mail, a priori. Os autores não devem utilizar negrito, que é reservado para títulos e subtítulos do texto.

As figuras deverão ser encaminhadas em formato digital (JPG, GIF, TIF), numa resolução mínima de 300 dpi e não poderão exceder o tamanho de 23 x 16 cm. Os originais devem ser enviados sem moldura, com escala gráfica e legendas legíveis. Aceitamos figuras e fotos coloridas.

  • Livro: Sobrenome, inicial do prenome do(s) autor(es). Ano da publicação. Título: subtítulo. Número da edição. Editora, cidade, país. Ex.: Newell, C. 1988. Methods and models in demography. Guilford Press, New York, USA.
  • Capítulo de livro: Sobrenome, inicial do prenome do(s) autor(es). Ano da publicação. Título do capítulo. In: Sobrenome, inicial do prenome do(s) autor(es) ou organizador(es) do livro. Título: subtítulo. Editora, cidade, país, páginas. Ex: Abouzahr, C. 1998. Maternal mortality overview. In: Murray, C. J. L.; Lopez, A. D. (Orgs.). Health dimensions of sex and reproduction. Harvard University Press, Cambridge, USA, p. 111-164.
  • Artigo de periódico: Sobrenome, inicial do prenome do(s) autor(es). Data de publicação. Título do artigo: subtítulo. Título da revista número do volume (fascículo): páginas inicial-final do artigo referenciado, Ex.: Schellekens, J. 2009. Family allowances and fertility: socioeconomic differences. Demography 46(3): 461-468.
  • Tese, dissertação e outros trabalhos acadêmicos: Sobrenome, inicial do prenome do autor. Ano da Defesa). Título da tese. Tipo de documento (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, etc.), vinculação acadêmica, local e data de defesa. Ex: Curtis, S. L. 1992. Birth spacing, death clustering and infant mortality in Brazil. D, University of Southampton, U.K.